Coronavírus: o que é e como prevenir

28 fev Viva Serviços Saúde

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. No Brasil, o Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019.

TRANSMISSÃO

As investigações sobre o novo coronavírus ainda estão em andamento mas, já foi constatado que a transmissão do vírus tem ocorrido pelo ar ou por secreções contaminadas através do contato pessoal, como:

– gotículas de saliva; – espirro; – tosse; – catarro; – contato próximo, como toque ou aperto de mão; – contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; – realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; – utilizar lenço descartável para higiene nasal; – cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; – evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; – higienizar as mãos após tossir ou espirrar; – não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; – manter os ambientes bem ventilados; – evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; – evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas, como máscara N95, luvas e avental descartáveis.