Atuação do advogado é essencial em uma empresa de serviços

11 nov Viva Serviços Equipe

O Grupo Viva conta com um Corpo Jurídico responsável por oferecer soluções para questões jurídicas, auxiliando o desenvolvimento do plano estratégico da corporação. O departamento é coordenado por Ronaldo de Castro Silva, advogado pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, que há 20 anos atua na empresa. Iniciou como assistente jurídico, passou a advogado e hoje lidera sua área.

Dr. Ronaldo de Castro Silva, advogado pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho

Sob sua orientação, o Jurídico organiza todos os processos trabalhistas, agenda audiências, prazos e recursos, redige ou elabora pareceres jurídicos de complexidade variada aplicando a legislação, forma e terminologia adequadas ao assunto em questão e realiza audiências. Faz parte de suas atividades, ainda, prestar consultoria e assessoria às diversas áreas da empresa, envolvendo questões jurídicas e elabora defesas e recursos, além de orientar os demais colaboradores do seu departamento.

“Assumir os processos do Departamento Jurídico, como advogado responsável, foi um grande desafio. Tenho aprendido muito no Grupo Viva e empregado esses valores em minha atuação: escutar mais do que falar, ter proatividade, humildade e saber trabalhar em equipe. Essas habilidades somadas aos meus conhecimentos vêm rendendo bons resultados para a empresa”, comenta Dr. Ronaldo, cujo maior projeto é a integração entre os departamentos do Grupo, promovendo um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional altamente produtiva.

Segundo ele, a atuação do advogado é essencial em uma empresa de serviços para prevenir o surgimento de possíveis ações perante a justiça. “Através da assessoria, o acompanhamento processual é aprimorado. O Advogado será capaz de fazer um exame mais minucioso dos processos em curso, gerando teses de defesa mais arrojadas e específicas para cada processo. Isso aumenta a chance de sucesso e, consequentemente, diminui os gastos com pagamento de valores oriundos de acordos e/ou sentenças. Uma empresa com um histórico de descumprimento de normas trabalhistas e perda de causas judiciais será mais acionada. Assim, se o trabalho for preventivo, aliado ao menor número de causas perdidas e for eficaz, a tendência é a diminuição de problemas com a Justiça”, ensina o advogado, grato por fazer parte do Grupo Viva para o qual procura dar sempre o seu melhor.