Grupo Viva tem rotinas de trabalho seguras

27 jul Viva Serviços Equipe

Conheça um pouco sobre a rotina de Prevenção de Acidentes de Trabalho em nossa empresa

Hoje, dia 27 de julho, comemoramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Segundo a lei, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade de trabalhar.

A missão do Departamento de Segurança no Trabalho em uma empresa é instituir um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários.

As atividades desempenhadas nesse setor, possibilitam criar um ambiente mais seguro para toda a companhia, além de detectar e prevenir doenças que surgem lentamente, como a LER – Lesão por Esforço Repetitivo, perda auditiva induzida por ruído, asma ocupacional, dentre outras.

Lucileide de Oliveira, Técnica de Segurança do Trabalho, que há três anos atua no Grupo Viva, conta que, a sua função inclui: orientar o sistema de segurança do trabalho; investigar riscos e causas de acidentes, examinando as condições da ocorrência para identificar suas causas, propor as providências cabíveis e analisar esquemas de prevenção; comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios e/ou laudos; aplicar treinamentos aos funcionários sobre as normas de segurança e, acompanhar perícias.

Formada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Segurança do Trabalho, Lucileide foi a responsável por implantar as normas e procedimentos de segurança no cotidiano da empresa. “Com a união dos colaboradores estamos conseguindo fazer com que as normas de segurança sejam aplicadas e respeitadas por todos”, conta a Engenheira cuja atuação também auxilia os clientes do Grupo Viva a obterem certificações específicas em Segurança do Trabalho.

Eu estou muito satisfeita em fazer parte do Grupo Viva, pois trata-se de empresas que valorizam os funcionários e todos trabalham como uma única equipe, ajudando uns aos outros nas tarefas do dia a dia, tornando o ambiente muito mais agradável. Além disso, é gratificante atuar, principalmente, num momento em que os nossos serviços são considerados essenciais, finaliza Lucileide.